o Partido Liberal realizou uma conferencia de imprensa para anunciar, adata do seu congreso que irá acontecer na pronvincial do Huambo, marcado para os dias 17 e 18 de maio de 2025. O evento ocorrerá numa das salas de Conferências do Complexo.
Este Congresso, segundo Manuel Ramos , representa um marco significativo para a consolidação constitucional do Partido Liberal como força política, demonstrando o compromisso do partido com a legalidade, a democracia interna e os valores da Constituição da República de Angola.
A Comissão Organizadora do Congresso é composta por Manuel Ramos, coordenador-geral, Fernando Lucamba, secretário-geral, Júlio Ecaco, técnico para a informação, e Elisandra Garcia, portavoz.
- 
Comissão de Estatutos e Mandatos (COFAS PARC): Coordenador Lino Lourenço, Coordenador Adjunto Gino Cambanda 
- 
Comissão Eleitoral: Félixio Lica, Jeio de Freitas e Cruz de Deus 
- 
Comissão para Transporte, Alojamento e Logística (Qualção Responsáveis): Bem Vindo Dalo, Gilberto Francisco, Isaac Leandro e Ari Eurico 
- 
Comissão de ética e Decoro: José Macuva, Clementino Credo, Ruth dos Chantos e Daniel Cordeiro Comissão para os Assuntos Políticos (COFAS): Daniel Pereira, José Macuva, Gino Cambanda e Daniel Cordeiro 
Lino Lourensio, coordenador da Comissão de Estatutos e Mandatos, informou que o Partido Liberal foi anotado pelo Tribunal Constitucional em 29 de janeiro de 2025. De acordo com a lei dos partidos políticos, o partido deve realizar o Congresso Constitutivo dentro de seis meses após a sua inscrição.
Inicialmente previsto para novembro, o Congresso foi antecipado para maio por orientação do Tribunal Constitucional, que tem a competência de regularizar a formação dos partidos políticos.
A Comissão de Mandatos anunciou a abertura das candidaturas para os cargos eletivos do partido, com o prazo terminando em 9 de [mês não especificado]. Até o momento, a comissão recessionou a candidatura de Euclides Luiz de Castro.
Os requisitos para os candidatos, em conformidade com a Lei dos Partidos Políticos e os estatutos do Partido Liberal, incluem ser cidadão angolano em pleno gozo dos seus direitos, ter vida de militância comprovada no partido e possuir filiação única ao Partido Liberal.
Além da eleição de cargos como Presidente, Vice-Presidente e Secretário-Geral, o Congresso também será palco para a discussão de normas, estatutos e o código de decoro do partido.




 
                                    