Segunda-feira, Dezembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeEDUCAÇÃOMbanza Congo -Munícipes preocupados com falta de vagas nas escolas públicas

Mbanza Congo -Munícipes preocupados com falta de vagas nas escolas públicas

Os munícipes de Mbaza Kongo, cidade capital da província do Zaire, encontram-se preocupados com as poucas vagas nas escolas públicas de referências, nomeadamente Escola Daniel Vemba e Escola técnica de saude.

Em publicação, que a TV MAIOMBE teve acesso, os moradores afirmaram que têm como alvo a escola técnica, que infelizmente só tem 120 vagas para novos alunos, num universo de três mil quatro centos e cinco candidatos que pretendem estudar.

Segundo os mesmos, ” vários inquéritos já foram feitos, mas o governo local está longe de resolver os problemas que assolam a população de Mbanza kongo, principalmente no sector da educação”.

Além disso , a Inspeção provincial da Educação proibiu as escolas Muzuza e Semente Valente de matricularem novos alunos, porque as mesmas estão na fase da legalização.

As duas escolas supracitadas são afilhadas da escola técnica de saúde do Zaire, e os mesmos inspectores da educação têm trabalhado com as escolas no cumprimento de algumas orientações para a legalização das mesmas, por sua vez, as direcções das mesmas estão empenhadas para cumprir as orientações.

Vários jovens em Mbanza Congo questionam que se ” _essas escolas caso não matriculem novos alunos, onde vão estudar, se as vagas nas escolas públicas são bichos de sete cabeças”

“Quando tomamos conhecimento do assunto, fomos contra as atitudes negativas do senhor Abel, pedimos a mediação da situação por parte do inspector notamos muito arrogância na fala com a intenção de fechar as escolas, sem saber quantos alunos estaria fora subsistema educativo ?
No nosso ponto de vista deu-nos a entender que o inspector talvez queria algo em troca sobre o assunto. Nós somos contra estas atitudes. O povo está a sofrer e a educação no zaire está se tornando escravatória, manipuladora e robotizada” desabafaram.

Realçar que na execução das direções orientadas pela Inspeção Provincial de Educação, algumas já foram cumpridas e outras estão ser trabalhadas.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments