A direção Provincial de Investigação de Ilícitos Penais do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional registou de janeiro de 2023 a julho do corrente ano, 120 crimes de clonagem e troca de cartões multicaixa.
Dos números referidos, 16 processos foram concluídos e 104 estão em fase de instrução preparatória, com 19 suspeitos em prisão preventiva e 46 outros sob termo de identidade e residência.
O departamento de Investigação de Ilícitos Penais do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional recebe, em média, três queixas por semana relacionadas com a troca e clonagem de cartões multicaixa, desse o superintendente-chefe Adilson Santos, em entrevista.
Os crimes supracitados geralmente envolvem indivíduos que se aproximam dos terminais de pagamento ( multicaixa) e oferecem ajuda a pessoas que têm dificuldades em usar a máquina. Durante esse processo, eles trocam os cartões e memorizam os códigos PIN, resultando em perdas financeiras significativas para as vítimas.
Até ao momento, a Secção de Investigação de Ilícitos Penais do Município de Luanda controla acima de 15 processos desta natureza, com 20 detidos.