O vice-presidente do Movimento de Estudantes de Angola MEA , Joaquim Lutambi, afirmou em entrevista para TV MAIOMBE, que o actual secretário permanente da JURS nada fará para o crescimento da organização.
Entrevista a TV Maiombe Joaquim Lutambi afirmou:
Eu digo-vos que o PRS é um daqueles partidos que precisam se rever, eu falo primeiro do partido para depois ir à juventude, esses partidos são partidos que têm já alguns anos de existência, são mais velhos aguados como dizem na gíria, mas são mais velhos que ainda continuam com um comportamento de idosos que não têm juízo, porque o PRS com o tempo que tem na política nacional já não deviam se compadecer com nomeações. Eu penso que o PRS elegeu o presidente do partido e não o presidente da JURS, e consequentemente o Presidente do partido nomeou o secretário da JURS.
Completamente atrasado, porque do ponto de vista da democracia nesta estrutura têm que se rever, porque seriam os jovens por meio de um congresso ou uma assembleia a eleger aquele que fosse ou seria o seu representante e que falaria a linguagem da juventude.
Agora o Secretário Nacional é um jovem que eu penso tanto numa estrutura moribunda, ele mesmo é um moribundo que acaba por se matar.O que o PRS, do ponto de vista de base que vai mobilizar, porque isso não é espécie de um troféu, é preciso ter estrutura e base de sustentabilidade para permitir a mobilização e a reorganização da Organização. Em tempos teve lá um jovem que com toda a sua energia tentou, mas como estava numa estrutura que estava cair aos pedaços quase que não conseguiu fazer. Agora nesse momento colocam um jovem que não tem estrutura porque basta ver a nível da província de Luanda, ele é Secretário Nacional, as três forças na província de Luanda, nomeadamente MPLA, a UNITA e colocamos também o PRS pelo tem de existência do partido, será que vamos conseguir ter o secretário nacional da JURS em pé de igualdade com o candidato à secretário nacional do JMPLA, da JURA, e será que vai estar ao nível dos candidatos das outras forças políticas??!! Ou será simplesmente um bailarino a acompanhar os outros a darem o retrocesso para frente e para trás. Portanto, eu tenho algumas dificuldades de acreditar no êxito.
Se eu tivesse que aconselhar o meu amigo Jaime eu diria a ele para não avançar com a nomeação de secretário, porque é a imagem dele que está em jogo, é a sua imagem em quanto jovem porquê todo o fracasso não vai recair sobre o presidente, vai recair para ele, se ele não for capaz de organizar ou reorganizar a JURS a nível das 18 províncias, agora 20 províncias vai cair num descrédito, a morte política dele vai acontecer apartir do momento que ele vai sair dali. Porque vai se pedir resultados e resultados não caem do céu, resultados são frutos de uma base estruturada que o partido tem, é no partido que nós vamos buscar alguns militantes com projectos elaborados pela JURS para efectivamente permitir a mobilização e a remobilização da juventude.
Agora a pergunta que não quer calar é, quando vamos esperar 90 dias para começarmos a ver as ações do nomeado Secretário da JURS daqui a mais alguns dias. Mas eu tenho grandes dificuldades de ver o meu amigo Jaime por sinal, a dar passos com os pés bem assentes ao solo. Porque o partido não tem estrutura, se o Jaime tem capacidade para alavancar, mobilizar e remobilizar a JURS, vamos começar a ver apartir do momento em que ele começar a institucionalizar os secretariados províncias, que não existem até o momento.
Eu não conheço nenhum secretariado da JURS em Luanda, se em Luanda que é a maior base não tem , acha que vamos encontrar um secretariado da JURS no Kuanza Norte, quer dizer, isso é mil formas de morrer que por si você começa a ver que o companheiro, ele próprio meteu a cabeça numa guilhotina que só tem duas opções, ou aceitar que a cabeça corte ou enquanto é sedo pedir para sair disso. Mas como existe aquilo que em ciências políticas chama-se fenômeno político se calhar pode ser esse fenômeno político do PRS, então vamos aguardar daqui mais 90 dias para começarmos a ver esse fenômeno do Partido de Renovação Social. Finalizou.