O IX congresso da JMPLA previsto para os dias 21 à 23 de Novembro esta a ser marcado com varias irregularidades pela comissão eleitoral.
Segundo a uma fonte da JMPLA que pediu anonimato acusa Crispiniano dos Santos de ser mandão do conclave” O camarada Crispiniano dos Santos, quer continuar a matar ao querer trazer o filho da elite, achas um jovem que esta habituado em tomar leite este, vai vir as bases? Este irá de novo em Portugal para relaxar depois de receber o poder “.
Segundo várias denúncias que a TV Maiombe, teve acesso o ex-secretário nacional faz do conclave casa da Mãe Joana ele manda tudo e todos .” O camarada Crispiniano dos Santos, quer eternizar-se de novo poder já que quer colocar um jovem que sempre viveu em Portugal, estudou em Portugal, e entrou para o comitê da JMPLA em 2019 quase que nada sabe sobre o activismo político”.
De acordo a fonte que não quis revelar a sua identidade aponta que estão envolvidos várias figuras do mal que querem continuar a ver a organização sem pernas para andar”pergunto eu o camarada Crispiniano dos Santos, durante o seu mandato o que fez de melhor? Nesta altura será que ele deixou um legado que vai orgulhar a juventude da Jota? No meu entender o Camarada Crispiniano dos Santos devia ter vergonha enquanto jovem, ele matou a organização então apelo que deixam que todos os delegados votem no seu dirigente ” lamentou.
Segundo as fontes alegam que estão a serem obrigados a apoiar um candidato sem grandes capacidades de argumentação o que pode vir não aguentar o líder da juventude da oposição Nelito Ekuikui,” queremos ter um jovem que venha nos debates, um lider que é da nossa confiança, e não verme que nem sequer conhece como as bases funciona e que esta a ser marionete de um dirigente que não nada fez para engrandecimento organização.
A TV Maiombe, contactou o 1ª secretário geral da JMPLA para o possível contraditório mais sem sucesso
Lembrar que A JMPLA foi fundada em Leopoldville (actual Kinshasa), antigo Zaíre, a 23 de novembro de 1962, no limiar da primeira guerra de libertação nacional.
Sendo Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola, a JMPLA foi concebida, pelo MPLA, como sua organização juvenil de massas, cujos objectivos visaram, fundamentalmente, a educação, a elevação da consciência política e patriótica e a promoção cultural e técnica dos jovens angolanos, assim como a mobilização da juventude para os objectivos da luta de libertação nacional.