Vários professores do Liceu n°3-Nzinga Mbandi na província de Malanje acusam o director geral José Pedro de corrupção e abuso de poder e de vender notas a uma estudante que os professores consideram reprovada .
Num comunicado enviado á nossa redação, os professores escreveram o seguinte, “Somos professores do Liceu N⁰ 3 – Nzinga Mbandi, do município de Cangandala. Fazemos esse texto para denunciar os vícios e abusos de poder com que a Direcção deste Liceu tem gerido esta instituição.
Segundo a fonte, o caso que remetemos é uma amostra do que tem ocorrido várias vezes nesta escola.
Os estudantes, ficou reprovada no ano lectivo anterior, para garantir apaga 50 mil kwanzas ao Director geral, e dá continuidade da sua formação sem repetir a classe.
O Director José Pedro, do Liceu, falsifica declaração de estudo e possibilita a transferência para outra instituição como é o caso desta aluna CRISTINA QUILUANJE, da sala número dois, turma B do período manhã pagou 50 mil e o senhor Director geral JOSÉ PEDRO passou-à declaração e transferência para outra escola .
A denúncia, espelha igualmente, que os professores deste Liceu estão desgastados com inúmeros casos do gênero e outros casos de abuso de poder, maus tratos e desrespeito ao trabalho dos professores.
Desgastados com a situação , os professores da referida instituição, apelam ao Gabinete Provincial da Educação, da Ministra da Educação, de modos que tenham a amabilidade de considerar essa denúncia e constatar estes factos, conferindo as mini pautas que os professores têm remetido à Direcção do Liceu.
Tentamos contactar o referido Director sem sucesso.