Quinta-feira, Outubro 30, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeECONOMIAAssociação de Jovens Agricultores e Camponeses Promove Segurança Alimentar e Combate à...

Associação de Jovens Agricultores e Camponeses Promove Segurança Alimentar e Combate à Fome em Angola

Luanda, AngolaA Associação de Jovens Agricultores e Camponeses de Angola (AJAC) é uma organização civil que atua para representar, defender e promover os interesses dos jovens agricultores e camponeses angolanos. A sua missão é capacitar, apoiar e conectar jovens agricultores para fortalecer a segurança alimentar, combater a fome e a miséria, e aumentar a renda no setor agrícola.

A AJAC está presente em 17 províncias do país, com planos para expandir para 18, e conta com mais de 4.500 membros ativos. A organização busca ter representações em todas as províncias, municípios e comunas para incentivar a produção por parte da juventude.

A produção agrícola da AJAC, abrange diversas culturas em várias províncias. Na província do Zaire, os jovens produzem mandioca, banana, milho, feijão e batata-doce. Em Malanje, a produção inclui arroz, mandioca, batata-doce, milho, feijão e citrinos. Já na Lunda Norte, os jovens produzem banana, milho, maracujá e mandioca.

Apesar da produção, os impactos ainda não são totalmente sentidos no país, devido à escala reduzida. Para reverter esse quadro, a AJAC baseia sua atuação em quatro eixos:

Organização: A associação ajuda na legalização de terrenos e incentiva a criação de cooperativas.

Capacitação e Produção: O segundo eixo foca na formação técnica e em novas técnicas de produção para melhorar a qualidade e aumentar o rendimento dos jovens agricultores. Parcerias com instituições como o Instituto Politécnico do Cuanza Sul e o Instituto Técnico Médio Agrário do Cuanza Sul e do Cuanza Norte têm permitido a oferta de formações em agricultura e pesca.

Logística e Transformação: A AJAC busca parcerias com empresas para escoar os produtos dos jovens agricultores e incentivar a agroindústria.

Comercialização: O quarto eixo visa auxiliar os jovens a comercializar seus produtos a preços reduzidos para a população. A associação planeja realizar feiras provinciais e municipais para promover a comercialização dos produtos

A principal dificuldade enfrentada pelos jovens agricultores é a falta de financiamento. A AJAC está em negociações com o FADA (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário), BDA (Banco de Desenvolvimento de Angola) e outros bancos para que os jovens possam obter financiamento e aumentar a sua produção. A associação já identificou três províncias — Cuanza Sul, Huambo e Lunda Norte — para o lançamento de um projeto-piloto de financiamento no final de setembro e outubro.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments