Domingo, Novembro 30, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomePOLÍTICACongresso da UNITA dá luz verde” à construção da ampla frente para...

Congresso da UNITA dá luz verde” à construção da ampla frente para a alternância

Em declarações à imprensa, Adalberto Costa Júnior confirmou que o congresso da UNITA aprovou a Constituição da Ampla Frente para a Alternância Democrática, abrindo caminho para que a direcção escolha entre três modelos possíveis de implementação.
Para o líder do maior partido na oposição em Angola, as opções aprovadas não serão divulgadas integralmente por enquanto, uma vez que continuarão a ser debatidas internamente.

Contudo, garantiu que o partido está mandatado para avançar: “Temos luz verde para partir com esta Ampla Frente, seja com partidos políticos, seja com organizações da sociedade civil, no formato que a direção considerar mais adequado.”

Questionado sobre a possibilidade de a UNITA chegar ao poder em 2027, Adalberto Costa Júnior mostrou-se confiante. Destacou o crescimento do partido nos últimos anos e a forte receção durante as suas deslocações pelo país: “A UNITA está muito pujante, com vitalidade extraordinária. Sentimos energia, vontade e abertura dos angolanos para trabalharmos juntos pela alternância.”

O politico reforçou que, a prioridade imediata é consolidar o projeto alternativo, defender o voto e fortalecer a confiança dos angolanos e da comunidade internacional.
Sobre a necessidade de união interna, recordou que já trabalhou com dirigentes que anteriormente concorreram contra si, sublinhando que a pluralidade é parte do processo democrático, “não temos dificuldades em trabalhar com quem disputou connosco. As campanhas servem para realizar democracia interna.”

O congresso também debateu alterações estatutárias, em que há, uma proposta de alargar a duração dos mandatos presidenciais para cinco anos, não avançou, apesar de outras organizações do partido já funcionarem nesse modelo.
Adalberto, avança ainda que, foi igualmente rejeitada a possibilidade de o líder exercer três mandatos consecutivos. Para Costa Júnior, a decisão demonstra maturidade política: “Entendemos que é preciso facultar a transição geracional.”

Encerrando a intervenção, o presidente reeleito afirmou que o expressivo voto de confiança recebido representa mais trabalho e responsabilidade: “Vai significar entrega, serviço ao partido e ao país.”
No entanto, Adalberto Costa Júnior, reafirma o compromisso da UNITA com a construção de uma ampla frente e com a preparação para as próximas batalhas políticas.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments