Quarta-feira, Fevereiro 11, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioSOCIEDADERuptura na ETAR do Calumbo corta abastecimento de água aos cinco "Zangos"

Ruptura na ETAR do Calumbo corta abastecimento de água aos cinco “Zangos”

Uma avaria numa conduta principal de 800 milímetros paralisou a distribuição. Milhares de famílias recorrem a privados para suprir a falta do líquido precioso desde segunda-feira.

ICOLO E BENGOO abastecimento de água potável nos bairros Zango 1, 2, 3, 4 e 5 encontra-se severamente condicionado desde o passado dia 9 de fevereiro. Na base do problema está uma ruptura de grandes proporções registada no interior da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Calumbo, uma das infraestruturas vitais para a região.

De acordo com o comunicado oficial da Empresa Pública de Águas (EPAL), o incidente ocorreu numa conduta principal com um diâmetro nominal de 800 milímetros. Devido à pressão e à localização da avaria, a equipa técnica foi obrigada a suspender imediatamente o bombeamento para evitar o desperdício e permitir as intervenções de engenharia.

  • Estado Atual: Equipas técnicas estão mobilizadas no terreno 24 horas por dia.

  • A Causa: Ruptura na rede de distribuição primária no interior da estação.

  • Zonas Afetadas: Toda a extensão habitacional do Zango (do 1 ao 5).

Sem uma previsão exata para a reposição do serviço, o cenário nos bairros é de preocupação. Onde a torneira secou, floresce o negócio informal:

  • Custos Elevados: Os moradores viram-se obrigados a recorrer a camiões-cisterna e fornecedores privados, cujos preços tendem a inflacionar em situações de crise.

  • Logística de Sobrevivência: Longas filas em fontanários alternativos e o uso de reservatórios improvisados marcam agora a rotina de milhares de cidadãos.

Apesar do transtorno, a EPAL assegura que os trabalhos de reparação decorrem “com a maior brevidade possível”. No entanto, a complexidade da intervenção numa conduta de 800 mm — uma das maiores do sistema — exige um rigor técnico que impede, para já, o anúncio de uma hora exata para a normalização do caudal.

Até que o problema seja sanado, a recomendação das autoridades é o uso racional das reservas de água ainda existentes nas habitações.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments