A Associação Nacional dos Taxistas de Angola, (ANATA) anunciou que o preço da corrida vai subir a 200 kwanzas nos próximos dias, consequência do aumento do preço dos combustíveis .
O presidente da ANATA, Francisco Paciente, que falava para a TV Maiombe, apontou o aumento dos preços dos combustíveis,fruto da retirada dos cartões de subvenção e a subida do preço do gasóleo como as principais causas da subida dos preços.
O mesmo avançou ainda que o aumento das corridas não é para engordar o lucro dos taxistas e nem dos proprietários das viaturas, mas sim consta como uma responsabilidade que a associação tem para manter o fluxo dos veículos e continuar a transportar a população.
O líder da maior organização de taxistas do país, revelou que a proposta do ligeiro aumento dos preços apresentada pela ANATA e as demais organizações ronda entre os 250 a 300 kwanzas, mas a própria lei não permite com que chegue até este nível.
“se o governo entendeu retirar alguma subvenção no preço dos combustíveis, nós de forma recíproca estamos a elaborar estratégias para fazer o mínimo possível para manter as viaturas no mercado mesmo tendo consciência de que isto irá pesar no bolso dos cidadãos” Disse.
E está decisão já começou a preocupar a população de baixa renda que têm os táxis como transporte diário, tendo conhecimento desta decisão, vários cidadãos que falaram para nós, mostraram -se descontentes com o veredito e afirmaram que maior parte da população não tem possibilidades de pegarem vias curtas e pagar a este preço. Os mesmos apelaram ainda ao executivo a olhar para esta situação que vai complicar mais ainda a vida da população.
Quanto a especulação de preços e encurtamento das rotas, Francisco Paciente, disse que os taxistas que dedicam-se a estas praticas não fazem parte da associação, pois os taxistas registados e devidamente identificados na ANATA, recebem orientações sociais e palestras com advogados e agentes da polícia nacional e têm a mínima noção e conhecimento jurídico que não lhes permite especular preços.
“Nós não garantimos que não haverá mais especulações, porque não temos conhecimento de quem são estes indivíduos e não controlamos as suas atitudes. Mas acredito que o índice elevado de especulações dos preço dos táxis só vai reduzir na medida em que o tarifário for definitivamente atualizado”. Finalizou.
Reiterar que, esta decisão da Associação Nacional dos Taxistas de Angola, surge após o executivo angolano retirar os cartões de subvenção dos combustíveis bem como a subida dos preços do gasóleo.