O ministério do ambiente através do instituto nacional de biodiversidade e áreas de conservação(INBAC) realizou na manhã de hoje, o workshop sobre a revisão da estratégia nacional da biodiversidade, uma oportunidade unica para
alinhar esforços e colaborar de forma eficaz, para a proteção do meio ambiente. Como Avançou o secretário de estado do ambiente Lury dos Santos.
Referiu ainda que a questão da biodiversidade é de suma importância e afeta todas as instituições directa ou indiretamente com esta matéria. Os desafios para a proteção e conservação do meio ambiente são imensos e exige maior envolvimento do governo.
Com objectivo de revisar as estratégias nacional de biodiversidade e plano de acção, que decorre em 5 em 5 anos, o instituto nacional acredita que foi atingido os resultados das acções de conservação e proteção do ambiente.
Considera que houve uma redução da caça frutífera, através da proteção dos parques de conservação, aumento consideravelmente o eco-turismo. Estima-se ainda a visita de mais de 500 turistas a visitarem o parque nacional do Iona. Dados avançados pelo diretor do instituto nacional de biodiversidade Carlos Almeida.
Relativamente ao processo de revisão estratégia nacional é um compromisso que o país assumiu a nível internacional, para a conservação biológica. Com a visão que até 2050, tenha um mundo em harmonia com a natureza.
De realçar que já foram elaborados vários programas para restauração dos eco-sistema para atingir a meta 30/30. E pretendem recuperar as terras do morro do moço, através de processo de replantação, e recuperação do solos degradados.