Angola recebe a partir de hoje, (24), a 7.ª Cimeira União Africana – União Europeia (UA-UE), que reúne mais de 40 chefes de Estado e de Governo africanos e europeus para debater temas ligados à paz, prosperidade e multilateralismo.
O encontro, que decorre em Luanda até amanhã, tem como lema “Promover a paz e a prosperidade através de um multilateralismo efetivo” e assinala os 25 anos de parceria entre os dois blocos, coincidindo com as comemorações dos 50 anos de independência de Angola e de outros países africanos.
A cimeira será copresidida pelo Presidente de Angola, João Lourenço, e pelo Presidente do Conselho Europeu, António Costa, contando ainda com a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf.
Entre os líderes confirmados está o Presidente francês Emmanuel Macron, além de representantes de 42 países africanos, dos quais 28 participam ao mais alto nível.
Além das sessões plenárias, o programa inclui painéis de alto nível, workshops, mesas redondas e encontros bilaterais, envolvendo mais de 6.000 participantes e cerca de 100 expositores.
A expectativa é que a cimeira produza novos compromissos em matéria de segurança, desenvolvimento sustentável, comércio e cooperação internacional, reforçando o papel de Angola como anfitrião de grandes encontros multilaterais.




