Terça-feira, Dezembro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeENTREVISTAAngola passa a ter 21 províncias e 325 municípios em 2025

Angola passa a ter 21 províncias e 325 municípios em 2025

É oficial, Como resultado das divisões do Cuando Cubango, Moxico e Luanda, Angola passa a contar com 21 províncias, 325 municípios e 378 comunas em 2025, na sequência da aprovação definitiva dada ontem pelas 14 horas, pela Assembleia Nacional da nova Lei de Divisão Político-Administrativa (DPA).

A nova composição do território angolano é resultado do surgimento das mais recentes, Cuando, Moxico Leste e Icolo e Bengo.

O Documento que contou com 97 votos favoráveis do MPL, 66 contra da UNITA e 5 abstenções dos Partidos de Renovação Social (PRS), FNLA e Humanista de Angola ( PHA), gerou também controvérsias por parte dos deputados da bancada parlamentar da UNITA e MPLA.

De acordo com os deputados da bancada parlamentar do MPLA, o objetivo é fixar a nova divisão Político-Administrativa para conformá-la às exigências do crescimento demográfico, das infraestruturas, da expansão dos aglomerados populacionais e dos limites geográficos territoriais.

Por sua vez, o deputado Américo Chivukuvuku, da UNITA, afirmou que o partido votou contra porque os objetivos e os princípios preconizados com a presente proposta não serão alcançados, enquanto os paradigmas e a cultura de governação centralizada serem as mesmas que ao longo dos anos, o que produziu “pobreza multidimensional”.

O deputado acrescentou ainda que a UNITA considera que a Divisão Político-Administrativa “é um elemento que não envolve os interesses dos cidadãos, famílias e empresas”.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments