O Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, abriu um concurso público aberto a “jovens talentos”, denominado “Young Professionals Programme”(Programa de Jovens Profissionais da ONU).
A ONU comunicou e, clarificou que o concurso público é “aberto a jovens talentos que desejam fazer a diferença no panorama internacional e ainda explica que, está é uma oportunidade única para jovens angolanos apresentar o seu potencial e, juntarem-se ao pessoal global e dinâmico das Nações Unidas.
Para as candidaturas os concorrentes passarão por dois exames e uma entrevista online, cumprindo antes os seguintes requisitos:
-Ser cidadão de Angola ouse outro nacionalidade elegível;
-Ter nascido em 1992 ou depois;
-Ter completado uma licenciatura em áreas que sejam relevantes para os grupos ocupacionais do concurso deste ano; Ser fluente em inglês ou francês.
Poderão candidatar-se também a um dos três grupos ocupacionais:
1)Assuntos Políticos e Direitos Humanos;
2)Administração e Recursos
Humanos;
3)Finanças e Orçamentos.
Actualmente, apenas três angolanos trabalham no secretariado da ONU na categoria profissional e, todos são homens, mas a organização informa que pretende mudar este quadro.
O exame é realizado uma vez por ano em diferentes áreas,dependendo das necessidades da ONU e, para este ano, vão concorrer mais de 40 países e, dentre as quais Angola, o prazo para as inscrições vai até ao dia 27 de Setembro de 2024.