O Presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, foi reeleito com 94,65% dos votos nas eleições em que era o grande favorito.
O anúncio foi avançado neste domingo pelo presidente da Autoridade Eleitoral (AINE), Mohammed Charfi. “Mais de 5,3 milhões de pessoas votaram em Tebboune, o que representa 94,65% doa votos” fez saber.
O presidente enfrentou dois candidatos na eleição de sábado, Abdelaali Hassani, um engenheiro de 57 anos e líder do Movimento Sociedade pela Paz (MSP, principal partido islamista) e Youcef Aouchiche, 41 anos, ex-jornalista e senador, que lidera a Frente das Forças Socialistas (FFS, o partido na oposição mais antigo)
Anda antes do anúncio dos resultados, a equipa de campanha de Hassani emitiu um Comunicado a denunciar uma série de irregularidades na votação.
De acordo com os representantes do candidato, houve funcionários das mesas de voto que foram pressionados a inflacionar os resultados e que não entregaram as actas da contagem dos votos aos candidatos da oposição.
Por sua vez, o candidato Mohammed Charfi, recusou, as denúncias de Hassani e assegurou que a ANIE trabalhou para garantir a total transparência na contagem dos votos e a concorrência leal entre todos os candidatos.
Abdelmadjid Tebboune, de 78 anos, governa o país desde 2019.




 
                                    