O presidente de Iniciativa de Cidadania para o Desenvolvimento de Angola Júlio Bessa, especialista em finanças e estudioso do mercado informal e paralelo desde 1988, manifestou profunda preocupação com a atual situação económica e social em Angola. Segundo Bessa, “Ninguém tem salário para aguentar o atual nível de vida”, e os números que ele possui sobre a situação são “aterradores”.
O especialista destacou que a principal preocupação dos angolanos não está em grandes projetos de infraestrutura, como naves espaciais, satélites, ou hospitais de alto custo, mas sim na resolução de problemas quotidianos, como o custo da cesta básica, que está “muito caro”.
De acordo com o economista, “o partido do Estado e o seu presidente estão literalmente enganados” ao não focar nas necessidades básicas da população. Bessa alertou para um fenómeno grave: “Angola está a perder a sua pequena burguesia”. Como economista especializado em desenvolvimento, ele enfatizou que a perda da pequena burguesia de um país indica que “os que estão abaixo da pequena burguesia estão praticamente mortos”.




