Esquema de corrupção na Lunda Norte coloca em causa mais de 100 Obras públicas inacabadas e abandonadas
Segundo denuncias feitas ao portal de notícias TV Maiombe, nos últimos anos, a Província da Lunda Norte tem sido palco de uma realidade angustiante, no que concerne a conclusão das obras públicas. O número de obras públicas inacabadas e abandonadas, na sua maioria financiadas mais de duas vezes tem aumentado; em cada 10 projetos sociais, apenas 2 são concluídos nos prazos contratuais, 4 fora dos limites de prazos e 4 ficam inacabadas e abandonadas.
De acordo com a denúncia ainda este ano foram registadas num total de 110 projetos sociais paralisados, a maioria deles voltadas para a área da educação e saúde. Uma situação que vem preocupando as comunidades que anseiam por dias melhores e condições de vida digna.
Os municípios de Cambulo, Cuango, Chitato e Lucapa são os mais afetados, refletindo um padrão preocupante que não pode ser ignorado. A falta de escolas impede que crianças e jovens tenham acesso ao direito fundamental da educação, deixando-os à margem do desenvolvimento pessoal e social, inserindo-lhes no mundo do crime.
No setor da saúde por exemplo, diariamente, vidas são perdidas devido à ausência de hospitais e centros médicos próximos. São constantes as lamentações de dor e o desespero das famílias que enfrentam essas adversidades palpáveis e exigem uma resposta urgente da parte de quem governa.
Tendo em conta a gravidade da realidade, o município desconfiam hever esquema de corrupção por parte do governo e as empresas contratadas para a execução das obras.” O desvio de fundos públicos não pode ser tolerado, pois cada recurso mal utilizado representa uma oportunidade perdida para as comunidades,” protestam os municípes.
Estes apelam a transparência na gestão pública, sublinhando que ela deve ser uma prioridade.” É fundamental que haja um sistema de fiscalização eficaz que impeça que práticas corruptas prevaleça.”