O Instituto Técnico Privado de Saúde Santíssima Trindade realizou, neste fim-de semana, a 5ª edição da Marcha Académica Contra o Cancro da Mama, uma acção de sensibilização que reuniu estudantes, autoridades locais e figuras públicas com o propósito de promover a prevenção e o rastreio precoce da doença .
A marcha percorreu mais de dois quilómetros, no município de catete, província do Icolo e Bengo levando às comunidades informações sobre as causas, métodos de tratamento e formas de prevenção do cancro da mama. A iniciativa reforça o compromisso do Instituto com a educação em saúde pública e a mobilização social.
O Director Geral do Instituto, Romário Leitão, destacou que o principal objec tivo da marcha é incentivar o rastreio antecipado como estratégia eficaz de combate à doença. “A prevenção começa com a informação. Queremos que a população compreenda a importância de fazer exames regulares”, afirmou.
O evento contou com a presença do Chefe da Secção de Turismo do Município de Catete, João Malonga, que elogiou a iniciativa. “Acções como estas são fundamentais para levar conhecimento às zonas vulneráveis, onde muitas pessoas ainda desconhecem os riscos e os sinais da doença”, declarou.
A marcha teve ainda a participação especial do músico Otawaza, embaixador do Instituto, que reforçou o papel dos artistas na educação social. “Os kuduristas também são educadores sociais e devem sempre pareticparem em actividade que visam educar e reeducar, estamos aqui para usar a nossa voz em causas que afectam a sociedade. Estou muito feliz por participar e espero que outros institutos realizem actividades como esta”, disse o artista, que marchou ao lado dos estudantes.
Com esta acção, o Instituto Técnico Privado de Saúde Santíssima Trindade reafirma o seu compromisso com a promoção da saúde, a formação cidadã e a luta contra o cancro da mama, consolidando-se como uma referência no ensino técnico e na responsabilidade social em Angola.




