Quinta-feira, Fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPOLÍTICAMPLA central rouba o MPLA provincial diz deputado Monteiro

MPLA central rouba o MPLA provincial diz deputado Monteiro

 A intenção do presidente João Lourenço era conseguir uma fotografia ao lado de Donald Trump, assim como já fez com Joe Biden, no corredor DO Lobito. O Presidente gosta muito dessas imagens; reparem que no 11 de Novembro ele só queria tirar uma foto com o Messi. Ele é, tal como eu, um verdadeiro apaixonado por fotografias.

Exatamente, Como é que está Huambo nessa altura?

Péssimo! Eu dizia quando entrei aqui que se existe oposição como os partido político, a maior oposição da governação de João Lourenço ou do MPLA é a chuva.
As chuvas destaparam tudo o que eles haviam branqueado. a chuva não poupou destapou tudo, as casas já desabaram porque as ravinas também aumentaram de intensidade. E neste momento eles já não fazem nada de governação, vão buscar a TPA para catalogar o estrago todo esperam receber outro dinheiro, põem no bolso, tiram um pouco vão transportando mais areia, metem nas estradas, e assim na ravina”.

O governador Alfredo, na verdade, fez furor como se diz no BIE e no Huambo. O que é que está a travar então este governador? Dizem que é um bom governador.
“Não é bem assim. Para nós que fomos militares, um soldado com arma na mão, sem munições, não faz nada. O que me preocupa é que um leão é carnívoro, mas não come os filhos deles”.
Como é que o MPLA central rouba o MPLA provincial? Se ele diz que o mais importante é resolver o problema do povo. Como é que o MPLA central está a roubar o provincial? Chegamos nas matemáticas daquilo que nós, como deputados, estamos a perseguir. “O orçamento é aprovado mas não é alocado”.

Como assim? Não é alocado?

Se aloca ou aloca a mínima parte, a parte maior fica aqui. E eles, os governadores, têm medo de questionar o governo central por causa de temer das exonerações.
Então ficam assim calados na “disciplina partidária”, mas eles sabem que o dinheiro, como tudo é concentrado no titular do poder executivo, eles sabem onde deixam o dinheiro. Simula que está a alocar alguma coisa. Tudo aquilo que ele direcciona como ajuste direito em várias províncias,” nenhum dinheiro de ajuste direito foi para a província, Simulam, divulgam a notícia, e o dinheiro lá, Não está”.

Um Huambo que recebeu “203 milhões de dólares, vários países que esse é o orçamento gerado o Estado Mas foi direcionado nem um metro de estrada foi endireitado”

Mas o que é que aconteceu?


Eles sabem, é isso que estou a dizer, que o governo central rouba o governo provincial, o governo provincial rouba o governo municipal, o governo municipal rouba o governo comunal. É por isso que está a ver que no Huambo, no Biê, Benguela, nas províncias do sul, os governadores dançam muito, estão a substituir aquilo que é o “défice” da governação, estão a trair o povo com dança”.

As bundas deles é que estão a recompensar com ele o povo. Um governador, um homem que está no poder com orçamento gerado o Estado e plano do governo não tem tempo de dançar. Se observamos os projectos que eles alocam, então duzentos e tais projectos em doze meses, se todos os dias acabam um projecto, o governador, a governadora, não tem tempo de dançar bastante, mas eles estão a dançar muito”.

O administrador, o governador está a dançar muito?

Não estou a dizer assim, o governador do Biê, dançam muito, todos estamos a ver. E aquilo que no passado quando nós cantávamos, era para motivar o revolucionário para que um dia, no cântico tem uma mensagem, para motivar o revolucionário a continuar a lutar. Hoje o partido no poder canta e dança por quê? Estão a dançar e estão a motivar quem? Vocês já estão no poder, Passar todo dia a dançar, cântico, com que mensagem? Estão a cantar para ir para a oposição? É inadmissível”. eles tem um presidente que não é o Boia Patadino,  eu digo presidente João Lourenço, não é o Boia Patadino, “Governação, não é a sua vocação”.

Qual é a vocação do presidente João Lourenço?

A vocação dele é militar, é general, Não é aquele general que foi general comissário político, não. Aquele general mesmo, que 6h é tiro, 16h é tiro, 20h é tiro, ele é assim.
Angola vive 24 anos de paz, já não precisa mais de tiro.

Qual seria a função do presidente João Lourenço?

Quando estamos a dizer isso, ele é general porque no passado foi militar.É esta a vocação dele. O presidente João Lourenço sabe exatamente o que esta a fazer, é muita chamada de atenção, que até um catequista, um soba, quando na sua comunidade elhe chamam atenção, muda um bocado de figurino.

O presidente João Lourenço não ouve, não muda?

É muita evangelização. O presidente gasta a energia do país, não é assim. por isso é que tem assessor, e os seus auxiliares”.  “Qual é o setor que agora vamos dizer que esse  ministério está estável? Qual é o melhor ministro neste momento? O país não tem melhor ministro. Numa equipa de futebol tem o melhor jogador. Aqui não tem o melhor ministro”.

A Vera não é uma excelente gestora?

Uma gestora que lhe rouba mais de 88 milhões na AGT, essa é a melhor gestora? Há pouco, roubaram 88 milhões. Depois ouvimos que roubaram 300 milhões da OMA. Depois ouvimos que roubaram 5 milhões de dólares no Banco BAI, Agora ouvimos que um tesoureiro no Huambo roubou 200 e poucos milhões. Isso é sério? Quantos presos? Quantos detidos? Condenados? Pena perpétua? “Nenhum os juízes estão a vender sentenças”.

Ouvi uma notícia que diz que o Tribunal Supremo afastou uma juíza porque está “descaminhando” o património recuperado no combate à pobreza. Assim esse português descaminhar para nós Zé-ninguém “roubou” e vai preso para eles é desencaminhar”.

Diga-me só, um governante está preso, fora do Augusto Tomás e agora com os que estão a brincar connosco, Higino Carneiro. Isso é brincadeira! Olha a ficha que veio todos eles se distribuíram carros, João Lourenço recebeu carro, Esteves Hilário recebeu carro. O Doutor Mário Pinto. Não, não sou eu que estou a dizer Está aqui o processo.

“Não é possível o um Higino Carneiro daquele , Primeiro secretário, ministro das obras públicas, Governador do kwanza sul, governador do Bié, governador de Luanda. lhe brincam daquela maneira”.  Ele tem o arquivo e a mente dele é o arquivo. Olha só como é que o MPLA passa vergonha”. voltando ainda para o Huambo, recentemente ouvimos que muitos empresários não estão a ser pagos. Como é que olhas enquanto deputado da Assembleia Nacional e também eleito no ciclo provincial?

“Nós nos batemos bastante e eu tenho fé, sinto-me bastante orgulhoso, porque a província por qual nós representamos, que é o Huambo, nós somos cinco colegas e sempre tivemos o privilégio de chegarmos até as plenárias e trazer de cima aquilo que anda mal”. desde abril que as ordens de saque não caíram.

E o que o governo faz?

O governo sempre que tem uma actividade chama os empresários, sabe que os empresários todos são cadastrados pelo governo, O usa assim. E o presidente João Lourenço, na província onde ele vai trabalhar e onde ele adianta as ordens de saque, para cativar os empresários, os empresários vão para lá para participar no encontro com o presidente, porque senão as suas dívidas não são pagas. Mas também, às vezes eles brincam com os empresários”.

vai receber um projecto de escola, aquele projecto de escola, basta ele lançar a pedra, as ordens de saque não caem. E todas as ordens de saque estão concentradas no Banco BAI , é o único banco. O BPC é o banco do Estado, mas o BPC está relegado em última instância, está bem abandonado.

É por isso que os empresários não desenvolvem, porque o BPC estaria a ajudar a lançar os créditos, mas não. E os empresários do Huambo foram “empotecados” desde as eleições de 2017, que todos eles foram direccionados no BUE. O BUE tinha uma verba de, os cidadãos, aqueles governantes todos, cada um, pudesse escolher uma loja do empresário onde vai receber os bens e depois leva, a fatura no governo e o governo é que vai pagar aos empresários. O governo depois “não pagou” .

O que ele fez, chama o empresário e diz que com essa tua fatura, vais ganhar um projecto, ou uma escola ou um posto médico”. Até hoje os projectos não acabam. Os empresários aí faliram, porque entregaram muitos bens, que não chegaram a receber nem o dinheiro, não é, converteram em prestação de serviço, em atribuição de projecto. Foram enganados.

É assim que estão a falir todos os empresários. E eles, coitados, vão falar como o empresário do Huambo meteu na cabeça que tudo que lhe faz o MPLA, se ele reclamar, ele estará marginalizado. Então é isto.

como é que está o projecto kwenda no Huambo?

“O projeto kwenda está devidamente partidarizado e nós estamos constantemente a denunciando aquilo que é o projeto Cuenda. E eles vão nas aldeias fazer o registro, no dia de entrega, ainda às vezes aparece o suborno, o soba é o primeiro a adiantar nas comunidades, como o kwuenda está a vir aqui quem tiver 5 mil tem que dar, para ver se a delegação que vem tem alimentação, olha, uma brincadeira, é tipo um país que não tem “justiça”, não tem os órgãos de soberania, o país anda assim. Está tipo aquele boi que não tem chifre, nós lá na nossa terra chamamos um boi que não tem chifre”.
“Esse país anda assim. Quer dizer, cada um faz o que achar, o diretor se achar que aqui ele manda, faz, implementa aquilo que ele pensar”.

Quer dizer que o país está atirado sobre abandono?

“É por isso que estou a dizer que o presidente João Lourenço, governar não vocação dele”.
no interior dele sabe o que veio fazer na governação, acho que veio recuperar, se calhar, a “robustez” das suas empresas, como Matapalo, o Carinho, aquela coisa todas que onde ele lançou, onde ele é sócio, essa estão a andar. Neste, preciso momento, no Huambo das obras que estão a andar, do hospital regional da maternidade pediatria, e mais outros que estão a andar, é porque tem a mão da “Carinho ou Matapalo”. De resto, tudo está paralisado”.

vi um município do Longonje, onde o administrador e o comandante da polícia a água até no joelho, estão a tentar saltar, porque quando a chuva cai, você não reconhece as ruas do município do Longonje” Mas é aquilo, É aquilo, Não há governação”.“Existe governo, mas sem governação”.

O presidente João Lourenço foi convidado pelo presidente Trump para participar no encontro de assinatura definitiva sobre acordo de paz no leste da República Democrática do Congo.

Como é que olhas para este acordo que foi assinado e a presença do presidente João Lourenço ali?

Acho que já houve ataque entre o Congo e Ruanda. É isto que estamos a dizer, o “roto a ir mediar o rasgado” O presidente João Lourenço até agora não está a dar seguimento dos pendentes dos acordos de paz que o colega dele deixou.

Qual colega dele?

A conclusão do processo dos ex-militares, Estamos aqui. Nós somos ex-militares eu até hoje não tenho minhas “cédulas” na mão Até hoje Eu e outros, quando passa depois no Grafanil, aqui da vossa zona que tem um quartel. Não tem encontrado aquela gente toda sentada aí aqueles são os ex-militares que vieram aqui para tirar as cédulas.

Um general que lutou. Foi comissário em Benguela, foi comissário no Moxico. Achas que ele não poderia sentir os seus irmãos ex-militares a passarem por aquela humilhação. Ontem nós ouvimos que de Benguela para sumbe há um autógrafo da Macon, ficou ameaçado de um ataque.

Eu,  já chamei atenção na Assembleia Nacional o despedimento é massivo dos homens da casa militar e do presidente da república até neste momento são 15 brigadas que estão suspenso já há um ano sem salário”.
Por quê?

Depois de descobrir aquela gafe do Lusati a gafe do Lusati é dos superiores mas eles imputaram aos inferiores. Então, com isso, os homens da casa militar é onde está aparecendo muito dinheiro, até incriminaram os homens da casa militar. Se a UNITA está a construir o comitê, significa que eles estão a patrocinar o comitê da UNITA. muitos deles foram até ter com a vice-presidente do MPLA.

Depois, um grupo dos ex-militares da casa militar escolheram aquele que tinha a vocação de políticos. Porque eles pegaram os ex-fapla, ex-fala e juntaram-se no gabinete de reconstrução nacional na casa militar do presidente da república Escolheram aqueles bons que fizeram a campanha nas unidades. Hoje também estão a reclamar que eles fizeram um bom trabalho para o MPLA ganhar nas eleições de 2022.

A Doutora “Mara Quiosa” passou um ofício que pedia ao governo ou “indemnizar ou eles voltarem a inserir no sistema do seu salário Até hoje nada. E são homens que “desminaram” a linha féria toda, Se hoje estamos a ver sinais de ataque e nós estamos a pedir que, se já existe o desemprego, existem os homens que lutaram, não são atendidos, e você está a despedir mais outros que estariam a ser bem tratados.O presidente tem noção do que é gestão de uma paz?

E como é que fica a questão que falou há pouco tempo, que ele que tem vocação para ser militar?

Sim, é aí onde eu estava a chamar atenção, que ele tem conselho de Segurança, não sei qual é o termo mais é por aí onde vai, reúne constantemente, quando sente que o povo quer sair às manifestações, eles reúnem rapidamente.

Um general, quando tem café no ombro significa que este é pai de muito mas um general reúne cinco vezes e não consegue ultrapassar a entrega de uma cédula, esse general também é o que? São aqueles generais que o doutor “Savimbi” chamava de general de futungo de belas.

O presidente João Lourenço, a diplomacia dele falhou o que está a fazer é “gastar o dinheiro” a diplomacia dele declinou agora, agora onde ele vai sofre um ataque, assim você tem de parar não estás a contribuir não é bem-vindo, o que ele queria é parar ao lado do Trump, como já parou ao lado do “Joe Biden” no corredor do Lubito e o presidente gosta das fotos, não viram no onze de Novembro com o Messi.

É mesmo só fotografia que foi lá fazer?

Ele é apaixonado pelas fotos também, tipo eu estamos em empate só isso? Mas o   presidente não foi mediar exatamente esse acordo de paz?

Estou a dizer, senhor Jornalista, houve ataque, então a paz ficou como? Se nós temos aqui, é aquilo que o deputado Adriano Sapinhalã disse, o fator de estabilidade nesse país, é a UNITA, com o senhor Adalberto Costa Júnior, porque da maneira que ele gere, é mesmo para criar, provocar uma ira.

falou do engenheiro Adalberto Costa Jr, acha mesmo com reeleição do presidente, Adalberto Costa Jr em 2027 a UNITA chega ao poder?

Eu quero, pedir aqui, é onde eu estava a ir, ontem eu fui acompanhar um depoimento de um jovem, parece que chama-se Bruno Max, respondeu os outros ativistas estão a confundir que a UNITA e o MPLA é a mesma coisa está de parabéns aquele jovem, e nós, neste momento, nós já não estamos mais a disputar no girabairro e pois do nosso congresso, nós agora estamos virados na champion quem ficou no girabairro é o MPLA que ainda não realizou o seu congresso.

Nós agora já estamos apurados estamos já na Selecção, nossa competitividade já é maior todo militante da UNITA, que ainda está distraído pensa que nós ainda estamos no girabairro, esse não sabe a sua noção e todos aqueles partidos que já realizaram seus congressos internos, também estão apurados, devem vir e se posicionar junto a UNITA para olharmos, porque todo um angolano, sabe a nossa doença, a nossa doença é o MPLA
há projectos no Huambo que já está a sete anos não estão a concluir, mas quando lançaram a pedra de construção da sede do MPLA, eu estava no hotel expresso aquele hotel ao lado, hoje já inauguraram mas há escola, administrações e estrada, que lançaram há sete anos para o MPLA, tudo para ele tem princípio, tem fim.

Sr. Deputado, peço imensas desculpas mesmo por questionar isso o Presidente Adalberto Costa Júnior em 2022 prometeu não engolir sapos em 2027 será que terá pujança para aguentar?

É aqui onde nós temos um problema.
onde? Estão a ver o que está se passando em vários países no ganda estão a ver como é que o líder da oposição é apoiado pelo povo o povo da Angola tem de acordar, senão fica  mesmo assim, o povo não pode ser, estão a lhes dobar o dinheiro deles, 17 milhões de dólares estão a dar no Messi, estão lá no estádio agora as casas deles inundaram, querem pedir a responsabilidade estão a perceber, o povo hoje que está sentindo que aquele dinheiro dava para endireitar as ruas de Luanda.

O Presidente ACJ,  é líder, um país tem de ter líderes, o governo se preocupa com a sociedade civil, porque agora percebe que onde tem o “Gangst”, onde tem o “Gilmar Vemba”, onde tem o Brigadeiro 10 Pacote” essa sociedade não anda só, tem líderes então isso chama atenção, O engenheiro não”engoliu nenhum sapo”, primeiro nós medimos a região Sul e a região Norte eu sempre digo isso, a região Sul e a região Norte a região Sul votou pouco, ficaram lá a comer o dinheiro do “kwenda” você tem de perceber, que o dinheiro do “kwenta” é teu direito não pode te vender, você não pode vender a sua “consciência” por causa do dinheiro do “kwenda” que é dívida do Banco Mundial.

Quer dizer que a Unidas perdeu as eleições em 2027?

Não é isso, mas o povo do Sul naquela altura se fôssemos a dizer que vamos à rua para a manifestação não iriam, eu estava lá, eu sou eleito, porque eles acham que o chicote do polícia é doido, quando um povo chega até aí não sabe reclamar dos seus direitos.

Mas dizem que a parte Sul é a parte muito mais acadêmica como é que olha para isso?

Olha, meu irmão, é o seguinte o conhecimento é bom em pessoa, que tem noção. É a parte do Sul onde tem muitos doutores, onde mais feitiçam com mais tala” então se vocês já estudaram, teriam cativado teriam conquistado os vossos lugares com o conhecimento não é? Lutam, se contaram assim esse conhecimento, tem valor? o ódio está mais acentuado aí, aqui ainda luta o competitivo de cada um, vende manga”
“no Sul nós temos aquelas características se o meu negócio é o pão no bairro não pode aparecer mais ninguém que vem com pão. não é tipo aqui em Luanda há competitividade”.

Hoje o Sul perdeu as elites no passado mesmo no MPLA tinha o velho Kundi Paihama, tinha o velho Muteka, tinha o velho Paulo Cassoma, quando chegava na reunião do Bureau Político , lutavam taco a taco com os homens daqui do Norte, hoje quando chega na reunião do Bureau Político, antes da porta já sonegou antes da porta, já está a sonegar e eles evitam intervir para defender o seu povo do Sul porque preferem calar como consequência, o Sul é muito desprezado.

Poucos governantes com estômago que conseguem entrar na competitividade com os outros governantes de Luanda e discutir pelas suas províncias, não discutem estão sempre em silêncio, eu nunca vi nenhuma nem na televisão, nem nada, um governador que reclama pela fraca alocação de recursos das províncias da minha, nenhum
o conformismo é o câncer da liberdade é o retrocesso do desenvolvimento,  estão muito conformados, para eles é o lugar que quer.

Agora indo para o outro tema porque os deputados do partido os deputados da UNITA estão a ser acusados de reclamarem um subsídio como é que olha?
senhor jornalista, é o seguinte, eu estava lá na Assembleia isso foi dia 5, quando estávamos lá, sexta-feira ano eu não ouvi uma reclamação direta do deputado da UNITA, o assunto não é dos deputados da UNITA, o assunto é da Assembleia.

Vou aqui dizer alguma coisa no orçamento 2026, página 277 o orçamento do presidente da república, cento e cinquenta e cinco mil milhões, oitocentos e vinte e seis milhões setecentos e oitenta e seis mil e novecentos e cinquenta e cinco kwanza esse é o orçamento da presidência da república o orçamento da Assembleia Nacional cinquenta e sete mil milhões oitocentos e oitenta e oito milhões quatrocentos e oitenta e seis mil e quinhentos e onze kwanza, três vezes superiores de uma única pessoa é aqui eles o que estão a fazer estão a branquear a vossa mente para você não identificar o orçamento da presidência da república e esse orçamento do presidente vai fazer o quê?

É passear atoa, a assembleia tem quantos deputados? Duzentos e vinte deputados, não estamos dizer o deputado estamos a dizer o órgão como assembleia o poder legislativo que está representado em 21 província.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments