Sexta-feira, Outubro 31, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeMUNDOSudão do Sul Declara Estado de Emergência

Sudão do Sul Declara Estado de Emergência

O Presidente do Sudão do Sul declarou esta semana o estado de emergência em diversas regiões do país, na sequência de intensos confrontos étnicos que resultaram em dezenas de mortos e milhares de deslocados. A medida visa conter a escalada da violência e restaurar a ordem pública.
O anúncio foi feito pelo Presidente Salva Kiir, depois de dias marcados por violentos confrontos entre comunidades rivais nos estados de Warrap e Unity. Os combates, que terão começado por disputas territoriais e de gado, deixaram um rasto de destruição e aumentaram o clima de insegurança.

A medida, anunciada através de um decreto lido na televisão pública SSBC, encontra-se ainda sem data prevista para a sua apreciação por parte do Parlamento, segundo noticia esta sexta-feira a agência de notícias Europa Press.

O estado de emergência afeta o condado de Mayom, localizado no estado de Unity, e o estado de Warrap, que estão a viver um aumento de confrontos, o que levou ao envio de aviões militares para tentar conter a situação.

A Constituição sul-sudanesa confere ao Presidente a autoridade para fazer esta declaração, que deve ser apresentada à Assembleia Nacional no prazo de 15 dias, mas este orgão legislativo está em periodo de pausa e sem data definida para retomar as suas atividades, de acordo com o portal de notícias local Radio Tamazuj.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments