Quarta-feira, Fevereiro 11, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioSOCIEDADETribunal Constitucional promove fórum africano sobre direitos da mulher jovem e criança

Tribunal Constitucional promove fórum africano sobre direitos da mulher jovem e criança

No quadro das comemorações do 16.º aniversário da promulgação da Constituição da República de Angola, o Tribunal Constitucional (TC) vai promover, na segunda-feira próxima, 2 de Fevereiro, em Luanda, o Fórum Constitucional sobre os Direitos e Garantias da Jovem Mulher e da Criança Africana.

Uma iniciativa que está a ser organizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), contando ainda com o apoio da União Africana.

‎A iniciativa, que integra o programa da “Semana da Constituição”, visa aprofundar o debate em torno das problemáticas que afectam segmentos particularmente vulneráveis da sociedade africana, indo além de uma abordagem estritamente jurídico-constitucional para incluir reflexões de natureza sociológica, institucional e política.

‎De acordo com o coordenador do encontro, Mauro Alexandre, o evento pretende promover uma análise transversal dos direitos e garantias da jovem mulher e da criança africana, reunindo contributos de diferentes áreas do saber e de vários actores sociais.

‎Segundo explicou, o fórum vai abordar questões como o acesso à educação, a gravidez precoce, a violência sexual contra menores, o casamento infantil, a saúde sexual e reprodutiva, a mutilação genital feminina, o trabalho infantil, a saúde materno-infantil e a exploração sexual de crianças.

‎Mauro Alexandre, disse ainda que o programa contempla abordagens assentes nas perspectivas judicial, legislativa e do Poder Executivo, bem como a participação activa da sociedade civil.

‎O fórum prevê, igualmente, analisar o funcionamento do Sistema Africano de Protecção dos Direitos Humanos, incluindo o papel do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos.

‎Ainda no âmbito da Semana da Constituição, o Tribunal Constitucional realiza, ainda, uma Sessão Plenária Extraordinária no município do Lubango, província da Huíla.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments