Mais de 5 mil recrutas que frequentavam o curso de Migração e Estrangeiros a cerca de 6 meses, em Luanda, foram surpreendidos esta segunda-feira, 25, por efectivos do Ministério do Interior (MININT), que avançaram que o curso foi suspenso por alegada irregularidades no processo de selecção.
Segundo informações, os futuros agentes que já estavam a preparar o seu encerramento do curso marcado para o dia 28 de Novembro foram surpreendidos com a recolha de fardas e passes .
Em torno da questão, a TV MAIOMBE entrou em contacto com o SME para esclarecimentos, fomos atendidos pela porta-voz do órgão, Domingas Mendonça, que confirmou a situação e declarou que a direção anunciou através de um despacho a suspensão temporária por terem detectado graves irregularidades como falsificação de documentos e corrupção.
De acordo com a mesma, as suspensões aconteceram na necessidade de reavaliação e investigação dos processos e para não mantê-los no centro de treino devido aos gastos, a direção achou essencial orientá-los a permanecerem em casa porém atentos porque a qualquer momento poderão ser chamados para novos exames, tanto físicos como psicotécnicos.
A porta-voz relatou ainda que até ao momento não têm data para o período de reavaliação mas já foi eleita uma nova comissão que estará encarregada de fazer as devidas revisões.
Domingas Mendonça finalizou dizendo que a suspensão ocorreu faltando poucos dias para o encerramento do curso por conta das novas direções do Serviço de Migração e Estrangeiros e também do próprio Ministério do Interior