A organização Mundial da Saúde (OMS) convocou nesta quarta-feira (14), o seu comitê de urgência para avaliar a epidemia do vírus Monkeypox (Mpox), anteriormente conhecido por “varíola dos macacos”, em vários países africanos.
A reunião da OMS ocorreu em Genebra, na Suiça, um dia depois de o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) ter declarado ” emergência de saúde pública” face à epidemia do vírus Mpox no continente.
O comitê científico do CDC África justificou o acionamento de seu mais alto nível de alerta acionado nesta terça-feira (13), pela observação de um rápido aumento de novos casos de Mpox na África nas últimas semanas.
O vírus circula de maneira mais ativa na República Democrática do Congo. Em julho, 95% dos novos casos detectados no continente ocorreram neste país, com 455 mortes registradas desde o início do ano para quase 15 mil casos.
O CDC África alerta que o vírus está se espalhando para novos país – Ruanda, Burundi e até Uganda- que ainda não haviam registado casos. A África do Sul, o Sudão e a Costa de Marfim também são afetados. A doença já atingiu até agora 16 países africanos.