Segunda-feira, Dezembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeENTREVISTAA História do Jovem que percorria as ruas a recolha de bidões...

A História do Jovem que percorria as ruas a recolha de bidões e hoje é empresário

Rosário Tomás é um empresário angolano conhecido principalmente por seu trabalho no sector imobiliário, CEO da Rosário TM Imobiliária. 

Rosário Tomás é um jovem batalhador que, por questões de dificuldade de vida, começou desde muito cedo a trabalhar para procurar melhores condições de vida para sua família. 

O jovem saiu da sua zona de conforto para zona de confronto, nasceu no bairro Chimuco, município de Viana, Luanda.

TRAJETÓRIA DE VIDA 

Como foi a sua infância? 

Na realidade, eu não tive uma infância muito boa, porque as dificuldades da vida, foi uma das coisas que tentou me tirar o foco daquilo que sempre foi o meu sonho de ser um dia gestor empresarial e ter a minha própria empresa. 

Com o intuito de ter uma condição de vida mais estável, mudamos para um outro que era um pouco mais desenvolvido, mas ainda assim a minha infância foi marcada com momentos não muito bons. Comemos nos contentores de lixo, vendemos e fazemos de tudo um pouco. Acredito que hoje em dia é difícil ver algumas pessoas a fazer, vendemos lenhas, bidões e muitas pessoas já não conseguem fazer isso, em função da modernização.

Naquela altura, sem eu, os meus irmãos e os meus pais vendermos as lenhas e os bidões a gente não tinha o que comer.

 Em que escola frequenta? 

Eu frequentei muitas escolas, nem consigo dizer exatamente em que escola frequentei porque em função das dificuldades que passamos eu não tive oportunidade de ficar tanto tempo na escola.

A primeira classe fiz no quintal do cunhado, ele era professor então tive de fazer a primeira classe nas mãos dele porque não tínhamos muito dinheiro. E junto dos meus irmãos, fomos obrigados a estudar no quintal do nosso cunhado, depois daí a segunda classe fizemos no Tira Luto, uma escola que se encontra na Baixa de Cassange, estudamos lá até a terceira classe. Posteriormente com meu irmão fui fazer a quarta classe no Moube até a sétima classe, naquele momento tive de parar pois eu não tinha como sustentar os meus estudos. Mas graças a Deus apareceu um homem de Deus, um pastor que Deus falou com ele para uma forma de me cuidar, de me adotar, Pastor Manuel Mateus foi a pessoa que me adotou e me recebeu na sua casa, juntamente com a sua família. Pagou-me os estudos, desde a sétima  até o ensino superior, hoje eu digo que ele foi um dos ajuda dores de destino que eu tive na minha vida. 

Ele é como um pai para mim, a sua esposa é como uma mãe, portanto eu os considero muito porque eles  me ajudaram-me a ter uma mente mais revolucionária, ajudaram-me a tirar a ideologia de que o quem pode ser é aquele que está ali. Eles conseguiram me ajudar a mudar a minha capacidade psicológica e hoje eu sou essa pessoa que os outros admiram e se espelham porque eu tive pais de criação muito duros, rígidos e que me instruíram em um caminho que hoje eu digo que se não fossem eles na verdade eu não teria vida ou não teria o que eu tenho hoje.

 De que te lembras de amigos? 

De amigos, me lembro de alguns porque outros morreram, porque muitos envergaram para a delinquência, eu tive muitos amigos mais maior parte deles foram gatunos, também devido a dificuldade de vida, por causa do que os mesmos faziam eu estava a ver a minha vida a ir embora, então eu tive de me afastar deles, porque quando eu vi dois amigos haviam sido assassinados , então parei de andar com eles, porque andando com eles obviamente que eu teria a tendência de praticar aquilo que normalmente eles faziam.

Me lembro do Amândio, foi meu colega de sala por 3 ou 4 anos, e muitos outros que agora me esqueço, mas estou a falar de amigos de infância . Nesta altura não tenho amigos, tenho conhecidos e pessoas próximas mas nem tantos amigos. 

 Como conheceeu o Pastor Noé? 

Eu conheci o Pastor Noé em função das minhas actividades religiosas, eu fui baterista e tendo essa profissão ou don, eu tive a graça de ter amigos que frequentavam igrejas, tive a graça de ter esses amigos porque também foram amigos que ajudaram no meu crescimento musical.

Então o pastor Noé viu que eu tocava muito bem a bateria e ele estava a abrir uma igreja aqui no zango, e como não tinha mais grupos para instruir então nós tivemos a missão de sair da igreja mãe no Dangerre para instruir aqui no zango. Posto no zango, quando ele via que eu saia constantemente no zango até a Estalagem, porque naquela altura eu já não vivia a casa dos meus pais, porque eu ja não aguentava ficar muito tempo com a minha família, eu recusava a vida que eles levavam eu dizia sempre eu não vou estar aqui para mim isso não funciona, eu quero estar no sitio onde eu vou me sentir confortável. 

Por isso eu ficava na casa dos amigos, eu vivo por muito tempo na casa dos amigos e depois daí, o pastor Noé falou comigo profundamente e disse “eu quero te ter como filho, tu és humilde e eu vou falar com os teus pais” aí ele falou com os meus pais e me recebeu, me deu de tudo um pouco.

Com o pastor Noé eu comecei a sentir que a vida nunca mais mudaria, por tanto eu tinha de tudo um pouco, com pouca idade eu já conduzia carros de luxo e já frequentava colégios renomados a nível do município de Viana. Ele depois pegou-me como filho, falou com a sua família também e recebeu-me, e foi a música que me conectou a ele, se eu não tivesse o dom eu nao conheceria o pastor Noé.

Porque só conheci o pastor Noé quando eu toquei na igreja dele na altura no Dangerre, por causa disso e por também na altura ele não ter filho me adotou como filho, eu fiquei mesmo filho dele, todas as questões da minha vida ele participava, todas as questões refiro religiosas, académicas, profissionais, reuniões, tudo. Ele se envolvia em todos aspectos da minha vida. 

Então eu considero ele meu pai, independente das situações que têm ocorrido ao longo do tempo, que podem deixar qualquer pessoa desconfortável, mas ele não vai deixar de ser meu pai, é meu pai e eu o considero muito.

Portanto, o que levou a conhecer o pastor Noé é a música.

 Onde é que fez o ensino médio e o superior? 

O ensino médio fiz no Carvaju,  depois do Carvaju  tive que fazer o IMAG por causa do curso que eu estava a fazer, depois o IMAG fiz o ISPO Zango onde fiz o ensino superior, onde fiz a licenciatura de Gestão de Empresas.

Fez Gestão de Empresas e hoje é dono da marca Rosário TM Imobiliária. Que visão podes partilhar com os nossos seguidores.!! 

 princípio nada vem do nada, é um ditado que muito dizemos e é muito lógico, digo isso porque para eu ter e ser quem eu sou dentro da nossa sociedade e no nosso país foi a determinação, a fé e o foco. Eu digo sempre nas minhas lives que quando um jovem não tem essas três coisas, vais dormir, acordar, comer e sonhar mas vais continuar a mesma pessoa, mas se aplicares essas três coisas que é foco, fé e determinação voce irá de ser uma referência, voce irá impactar jovens. 

Eu tenho recebido várias mensagens de agradecimento, porque nós influenciamos e inspiramos jovens, mas inspiramos com base naquilo que vivemos, porque tem pessoas que influenciam  mas em algo que não vai de acordo com a sua realidade.

Você, jovem, acredita em Deus, tenha fé e vá atrás, seja um homem determinado, lembre-te que ninguém vai te trazer riqueza nas mãos, esquece. Riqueza cria-se, oportunidade nunca te darão de mão beijada, oportunidade cria-se. Há necessidade de você perceber isso, se tu saíres da tua zona de conforto e IRES na tua zona de confronto você vai me agradecer muito porque você vai ter o que nunca tiveste. Eu digo isso por experiência própria,  a Rosário TM Imobiliária é uma marca, no sector imobiliário em Angola se não mencionarem a Rosário TM nem sei se veio de onde, mas a Rosário TM é uma marca, mas só é uma marca porque teve visionário, teve alguém que acreditou, teve alguém que rejeitou as condições péssimas de vida que estava a passar anteriormente e hoje eu digo graças a Deus, andamos num bom carro, graças a Deus temos uma boa casa, temos as mínimas condições de vida. Porque nós acreditamos em Deus e acreditamos nas nossas capacidades e rejeitamos a pobreza no meio da nossa família. 

Tem jovens que só afirmam que as pessoas conseguiram vencer por ser feiticeiro, não, tem questões que não é feitiço, mesmo que for feitiço e a pessoa não tiver visão lembra-te que feitiço vai apodrecer mesmo, mas  se essa pessoa tiver fé visão e determinação essa pessoa vai vencer, vai crescer e vai impactar o mundo.

Algumas pessoas que estão associadas à marca da Rosário TM, dizem, mas como é que você conseguiu a Rosário TM. Fé, visão, jovem tem de estar determinado, jovem tem que ter foco, tem que ter determinação. Quando um jovem começar a crer e não ouvir muito o que as pessoas normalmente dizem, porque o que mata o nosso sonho, as nossas  realizações são as pessoas que estão à nossa volta, quando você estiver a prestar muita atenção no que as pessoas estão a dizer, lembra-te que você não vai conseguir alcançar metas, não vais conseguir romper barreiras, não vais conseguir atingir limites que voce sonha atingir, por tanto, acredita-te e para de ouvir as pessoas. Porque essas mesmas pessoas que você normalmente tem ouvido são as pessoas que estão a procurar você fracassar e ir à falência.

Agradeço a TV MAIOMBE pelo convite, e por essa grande visão, ao CEO da tv. Continuem com esta mega estratégia porque com isso a MAIOMBE vai crescendo e vai atingir metas e eu tenho a certeza que vocês têm um sonho e esse sonho, com fé e determinação que vocês têm tenho a certeza que vão conseguir atingir metas, muito obrigado pela disponibilidade e por tudo que vocês estão a ser na sociedade angolana, porque vocês estão a influenciar mais jovens, vocês estão a ajudar a sociedade e a própria nação. Estamos aqui pela nação e muito obrigado.

 

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments