Viana, Angola – Uma iniciativa liderada por Ti Chó está a transformar a vida de jovens em Viana, resgatando-os do mundo do crime e oferecendo-lhes uma nova paixão através do futebol. O projecto tem como objectivo principal afastar os jovens de grupos de rixas e envolvê-los em actividades desportivas.
O projeto já mostra resultados positivos. “Hoje conseguimos ver que há jovens aqui a praticar o desporto muito bem”, disse um dos organizadores. “Foram hoje que conseguimos resgatar, mas já conseguiram me mostrar a mim que tem muito para dar para esse país”, acrescentou.
A iniciativa foca-se em formar equipas de futebol, incluindo futebol de 11 e futebol de salão, para ocupar os jovens e dar-lhes uma alternativa à delinquência. “A melhor forma de eu ajudá-lo é inserir-lo no desporto”, declarou Ti Chó.
Almeida José Massone, inspetor chefe do Comando do Saldo de Viana, também elogiou a ação. “O Tixo, como é conhecido a empresa da juventude, essa iniciativa dele é de louvar, é uma iniciativa de louvar porque tem ajudado muito a juventude”, afirmou Massone. Ele destacou que muitos jovens da área, antes envolvidos no crime, agora contribuem para a sociedade graças ao trabalho de Ti Chó.
Jovens como Braulio Miguel José (Mustafa) e Demauro Matei Domingo Jr. expressaram a sua gratidão pela oportunidade. Mustafa, que trabalha no Parque do Tixo, salientou a falta de apoio ao futebol no bairro e a importância do suporte de Ti Chó. Demauro, membro do grupo “Rússia”, agradeceu a Ti Chó e manifestou o desejo de continuar a jogar e mostrar o valor dos jovens do bairro.
A iniciativa de Ti Chó tem recebido apoio e reconhecimento da comunidade, com esperanças de que se expandir para outros pontos da cidade.




 
                                    