Domingo, Novembro 30, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeSOCIEDADEOMITC e CNJ Assinam Protocolo para Formação Profissional de Jovens Angolanos

OMITC e CNJ Assinam Protocolo para Formação Profissional de Jovens Angolanos

LuandaO Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Academia Marítima de Inovação Técnica (OMITC) firmaram um importante protocolo de cooperação que visa expandir significativamente as oportunidades de formação profissional para a juventude angolana, com foco em áreas de alta empregabilidade, como a indústria petrolífera.

O acordo foi celebrado com a presença do presidente do CNJ, Isaías Kalunga, que manifestou grande satisfação com a parceria. Kalunga destacou a qualidade da formação oferecida pela OMITC, classificando-a como de “mais alto padrão com uma qualidade enormíssima” e infraestruturas e formação de “padrão internacional”.

“Grato pela oportunidade agradecer a direcção da OMITC em particular o seu diretor geral doutor Alberto Figueiredo que deu a oportunidade ao conselho nacional da juventude para poder encaminhar centenas de jovens que têm um sonho de trabalhar numa plataforma petrolífera e não têm formação”, afirmou Isaías Kalunga.

O presidente do CNJ revelou ainda a meta inicial ambiciosa: “Inicialmente vamos encaminhar anualmente 1.000 jovens”. Ele expressou o desejo de que esses jovens “venham corresponder às expectativas do CNJ e do país”.

Vasta Oferta Formativa da OMITC

Por sua vez, o diretor-geral da OMITC, Alberto Figueiredo, sublinhou o vasto leque de cursos que a academia disponibiliza.

  • A OMITC oferece mais de 32 cursos;
  • Estes estão divididos em cursos marítimos, industriais e técnicos profissionais;
  • A academia tem uma capacidade de formar anualmente 6.000 pessoas de diferentes estratos sociais.

Figueiredo referiu-se também à duração variável dos cursos: “cada curso tem o seu período, temos cursos marítimos que são mais curtos, temos curso de segurança e cursos industriais também tem o período mais curto e temos curso técnicos profissionais tem um período mais longo”.

Com esta iniciativa, o Conselho Nacional da Juventude reforça o seu papel estratégico na promoção da formação técnica e profissional dos jovens angolanos. Simultaneamente, a OMITC consolida a sua missão de contribuir ativamente para o desenvolvimento humano e socioeconómico de Angola, preparando mão-de-obra qualificada para setores cruciais da economia nacional.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments