A Associação Jovens Unidos do Kilamba Kiaxi realizou o sorteio das equipas participantes da 16ª edição do Campeonato Comunitário, que terá início no dia 31 de janeiro de 2026. O torneio contará com 32 equipas, o primeiro classificado será premiado com 6 milhões de kwanza e promete prémios inéditos para os vencedores.
O presidente da organização, Pedro Panda, confirmou que o campeonato comunitário do Kilamba Kiaxi está pronto para arrancar com força total. “Sem sobras de dúvidas vamos arrancar no dia 31 de Janeiro de 2026 com 32 equipas que vão disputar a 16ª edição”, afirmou.

A grande novidade é o aumento do número de participantes, passando de 30 para 32 equipas. O primeiro classificado será premiado com 6 milhões de kwanzas, enquanto o melhor jogador receberá uma carta de condução totalmente custeada pela organização.
O vice-coordenador do Giro Kilamba kiaxi, Jacson Ricardo, explicou que o sorteio foi dividido em seis grupos e decorreu de forma transparente. “O processo do sorteio foi ameno, todos os dirigentes estiveram presentes e acompanharam o processo. Graças a Deus correu tudo na paz”, destacou.
Já o vice-presidente para a área administrativa e financeira da Associação Provincial do Desporto Comunitário de Luanda, Mirones Makanda, reforçou a importância da lisura no processo. “Viemos presenciar o sorteio para verificar que haja transparência e que corra da melhor forma. Enquanto direcção provincial, só podemos auxiliar esta magna organização que tem feito um trabalho muito repreensível nas comunidades”.
Makanda apelou ainda às equipas para que se preparem melhor: “É importante criar condições de treino, e se possível duas vezes por semana, para que haja maior desempenho”.
O CEO da clínica Fisio Vida, Hélio Mendes, também deixou uma mensagem aos atletas, sublinhando a importância da saúde. “A saúde está sempre em primeiro lugar, porque sem saúde não há como termos a boa prática do desporto”, alertou.
Por sua vez, o técnico do Futebol Clube Esperança, Francisco Bartolomeu, considerou o sorteio justo e manifestou optimismo: “Esperamos que no dia 31 de janeiro comecemos com desempenho positivo no sentido de fazermos um bom campeonato”.



