Quinta-feira, Fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPOLÍTICAPartido Liberal apela à UNITA e ao MPLA para moderação nos discursos...

Partido Liberal apela à UNITA e ao MPLA para moderação nos discursos eleitorais

Face à aproximação da época eleitoral, o Partido Liberal endereçou esta segunda-feira, 02 de fevereiro, três cartas aos partidos MPLA, UNITA e à CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé), apelando à moderação e ponderação nos discursos políticos .

Segundo o secretário nacional para Informação e Marketing, Wander Oliveira, o objetivo é incentivar um ambiente de festa democrática, evitando manifestações de rebelião e atos de vandalismo que possam comprometer a estabilidade social e política do país.

Por orientação do presidente do Partido Liberal, Luís de Castro, foram remetidas três cartas: duas dirigidas à UNITA, em nome do presidente Adalberto Costa Júnior, e uma ao presidente do MPLA, Manuel Gonçalves Lourenço, com cópia para a CEAST. “A razão destas cartas prende-se com o temor existente na sociedade sobre o que pode vir a acontecer durante o período eleitoral, marcado por ânimos exaltados e receios. As eleições de 2027 devem ser a festa da democracia e não motivo de amedrontamento”, destacou Wander Oliveira.

Na mesma comunicação, o Partido Liberal solicitou que as lideranças políticas façam apelos à moderação e ao diálogo democrático, de modo a que militantes e cidadãos possam agir de forma responsável e pacífica.

Wander Oliveira sublinhou ainda que o Partido Liberal pretende assumir um papel ativo na consolidação da paz no país. “Queremos ser também garantes da paz, posicionando-nos entre o partido da situação e o maior partido da oposição. Tendo em conta o histórico de conflitos armados e divergências políticas, é fundamental que haja mediação e responsabilidade”, afirmou.

O secretário nacional reforçou o apelo para que os partidos políticos e seus dirigentes promovam uma prática política baseada no diálogo democrático, lembrando que a convivência pacífica é essencial para o fortalecimento da democracia. “Não queremos uma política que leve novamente à ruína, mas sim uma política de verdadeiro diálogo democrático. A abstenção eleitoral muitas vezes resulta do medo, e é preciso superar essa realidade”, acrescentou.

O Partido Liberal alerta que, historicamente, muitos cidadãos chegam a fazer estoques de alimentos durante o período eleitoral, receosos de possíveis instabilidades. Por isso, o partido insiste na necessidade de se fazer política com civilidade, apelando diretamente à UNITA e ao MPLA para que moderem os seus discursos durante o período eleitoral.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments