O Centro de Saúde Ana Paula, localizado no Distrito Urbano 11 de Novembro, Município do Cazenga, é apontado como Centro de mortes, por falta de assistência médica prévia, e escassez de medicamentos de primeiros socorros, e más condições higiénicas.
De acordo com as denúncias recebidas os utentes, referida unidade sanitária têm sido aplicadas injeções de forma inadequada , e sem contar com o mal atendimento e morosidade em prestar primeiros socorros.
“Quando chegamos, somos atendidos a maioria das vezes pelos Estagiários deste centro que, nem se quer têm a noção do que realmente devem aplicar aos pacientes em estado grave e não só,dos poucos médicos que o centro tem, muita das vezes deixam a desejar e, entregam a responsabilidade e a supervisão completa dos pacientes aos Estagiários”, explicou.
Este centro, está difícil entrar aqui uma criança, e sair viva. Por exemplo hoje nesta noite deu entrada uma criança no banco de urgência está foi recebida pelos estagiários a criança só fez uma hora, e acabou por morrer disse Maria José .
Das várias reclamações destaca-se a cobranças de valores de forma excessivas nas consultas, como relata Marlene Ferreira “aqui falam sempre que não tem laboratório para exames, do tipo ecografia, se quer tirar chapa eles fala que não tem, mas se mostrar dinheiro eles te levam no laboratório deles que está escondido aqui mesmo neste centro.”
O centro hospitalar Ana Paula, localizada no distrito urbano do 11 Novembro, existe há mais de 15 anos, e carece de vários serviços como, remédios para os primeiros socorros, médicos especializados, condições higiénicas e entre outros.
TV Maiombe, tentou contactar a direção do centro mas sem sucesso.